domingo, 2 de agosto de 2009

Transformer Bumblebee



Este foi o maior projéto que desenvolvi até hoje! Tinha apenas 6 meses de experiencia quando comecei a trabalhar nele, levou 6 meses para ser finalizado mas termineil. Até fiz uma animação onde ele e o NS-5 brigam:

Ns-5 sonny I-robot (eu robô)


Robô ns-5, do filme eu robô, produzido em 6 dias.

Bmw M5


Bmw m5, 3 dias de projéto.

Caça F-22


Primeiro avião moderno projetado, 2 dias de projéto.

Projéto "making off"


O projéto Making off, foi desenvolvido por um grupo que pretendia mostras ao publico como eram realizados os efeitos especias de filmes famosos, então tentamos recriar cenas de filmes famosos por seus efeitos, como:

Matrix

Star Wars

Pearl Harbor

Foi um projéto que tivemos uma única semana de prazo para produzi-lo todo, mas o grupo trabalhou muito bem e conseguimos entregar a tempo tendo um exelente resultado!

Paisagens Vue

Essa imagem concorreu a um campeonato julgado pela ILM, EA game, entre outras empresas, não foi dessa vez, mas quem sabe na próxima.

Estudo de atmosféra.

Essa imagem foi uma das primeiras no VUE, com um modelo importado do max

Estação espacial


Esta estação espacial eu fiz com base nas fotos da estação real.
Eu fiz um documentario a um ano que nescessitou de imagens da estação, e ai esta ela! 2 dias no projéto.

Audi A3


No começo da caminhada agente começa a modelar muita coisa para adquirir experiência, e em uma dessas modelagens eu fiz esse Audi A3.

3D

Oi,

Vamos falar um pouco mais especificamente da área de 3d.
Hoje essa área pode fazer praticamente tudo, Hollywood nos mostra isso claramente.



A dúvida mais pertinente para os usuários que ingressam na área é: Qual software é melhor? A resposta é quase sempre a mesma: Não há como definir um software melhor do que o outro, um é melhor que e outro e certos aspectos, e no final podemos concluir que a melhor escolha é aquele software o qual temos mais facilidade.
Eu uso o 3ds Max, e o que me levou a decidir isso além de ser um ótimo software é a gigantesca quantidade de tutoriais que para ele existem na internet.












O 3D por ter muitas ferramentas também se divide em áreas: modelagem, texturização, iluminação, animação e renderização. Acho que está claro o que cada uma faz, exceto renderização, quando nós projetamos algo animamos e tudo mais e queremos transformar esse projeto em imagem ou vídeo temos que renderizar, é um processo que dependendo do projeto, pode levar muito tempo e atos violentos dependendo do humor do usuário, (mouse sem fio não é uma boa alternativa, porque o alcance é muito maior!) deixando a parte da violência um pouco de lado, a renderização é o que controla a qualidade, tamanho, qualidade do produto final, existem vários renders: mentalray, vray, renderman, mentalmil, e por ai vai (encontraram um problema envolvendo o novo processador da Intel I7 e o render mentalray, mas eu acho que não demora muito para darem um jeito nisso).













Muita gente ignora um pouco a informática por causa da matemática, tudo bem que a parte de programação tem matemática até demais, mas a computação gráfica nem tanto, a área de iluminação usa umas escalas logarítmicas, na animação tem algumas expressões também mas é pouco, o que tem bastante é física para formar as simulações. Também quem não tem a mínima noção de inglês vai ter bastante dificuldade porque até hoje eu só achei 2 softwares em português, de mais de 20 que já testei, mas da até pra se virar.

Quanto ao equipamento necessário, se pode usar qualquer máquina para 3d, mas para evitar ficar travando toda hora e não ficar demorando horas e horas no render eu aconselho computadores com 1gb de memória pra cima, dizem que os processadores da AMD são mais eficientes nessa área e eu concordo.

Há muita coisa para comentar a respeito da área de 3d, para mais informações eu vou receitar o site da 3d1, eu sou muito grato à ele, quase tudo que sei hoje aprendi La!

www.tresd1.com.br

Grande abraço

CG

Olá,


Meu nome é Leon Klinke André e sou designer gráfico a 2 anos.
A intenção de formar esse blog é além de obter um portfólio, informar sobre as novidades da área.



Bom, primeiramente a computação gráfica se divide em várias especializações: edição de vídeo, edição de imagem, 3d e pós-produção.
Nesse blog eu vou enfatizar um pouco mais a parte de 3d, mas qualquer dúvida é só perguntar.
Edição de vídeo é uma um tanto simples, são softwares estilo movie maker, como: Pinnacle, sonny Vegas, Premier e por ai vai. São indispensáveis para qualquer design.
Edição de imagens é a parte do photoshop, pixia, gimp etc... também fundamental para o pessoal da área.
A área de 3d entre as outras é a mais complexa, não que seja um monstro de 7 cabeças, talvez umas 9...10, o fato que faz o 3d complexo é a sua diversidade de ferramentas, como é possível fazer praticamente tudo em 3d hoje em dia, se torna difícil conhecermos todas suas ferramentas. Há vários programas 3d, alguns mais específicos em determinadas áreas, vou citá-los depois, mas os principais são: Blender, 3ds Max, Maya, Cinema 4d, XSI, lightwave e por ai vai.
A parte de pós-produção é muito legal! No começo é um pouco difícil, mas depois é só alegria. É nessa área que aqueles vídeos com fundo verde ou azul, aquelas montagens... Tudo isso é editado na pós-produção, é realmente muito legal!

Essa área da informática é fascinante! Um tanto complicada, mas super gratificante!

Bom de início é só isso, postarei mais informações não só sobre a computação gráfica, mas em geral tudo que se passa nos cinemas e na tv.

Agradeço a visita!